As promessas são tentadoras: perder em pouco tempo, centímetros na cintura, eliminar os quilinhos a mais, endurecer o bumbum e diminuir as tão indesejáveis celulites. Mito, milagre ou uma forma de entrar em forma sem muito esforço? As massagens para emagrecimento já viraram febre entre o público feminino e, neste verão, há quem aposte nelas como protagonista de uma fórmula que já invadiu os grupos de compras coletivas na internet, as ruas, e vira e mexe alguma celebridade a defende. Seria essa a maneira rápida de eliminar a gordura, sem os sacrifícios cruéis das atividades aeróbicas, a luz do fim do túnel?
Mas é preciso cautela, conforme a coordenadora do curso superior de tecnologia em estética e cosmética do Centro Universitário Newton Paiva, Tatiana Peret Barbosa. Ela alerta que há muita propaganda enganosa sobre os efeitos dessas massagens. "Muitos dizem aos clientes que há uma quebra das gorduras que são eliminas na urina ou nas fezes, mas isso é mentira, o que ocorre, na verdade em termos bioquímicos , é que não há essa quebra. No caso das gorduras localizadas, como estão concentradas, com o contato das mãos da massageadora, elas se espalham pelo corpo, o que dá sensação de terem sumido, mas, continuam ali", esclarece Tatiana.
comentário meu: GENTE... Vejam que as coisas mudam e precisamos nos atualizar sempre....
Ela diz que o verdadeiro papel da massagem é ESVAZIAR AS CÉLULAS ADIPOSAS LIBERANDO TOXINAS E LÍQUIDOS RETIDOS NELAS, QUE FORMAM O TECIDO ONDE A GORDURA SE ACUMULA.
Quem passa por essas mãos que "Emagrecem", sabe que, em pouco tempo, nota-se diferença significativa nas medidas. Mas, ao abandonar as sessões os centímetros voltam em pouco tempo. "È como uma ginástica ou outra atividade física. Ao parar de fazê-la, a tendência é de que se volte ao que era antes". O tratamento reduz o inchaço e é considerado uma das principais ferramentas para combater a celulite. ELA TAMBÉM MODELA O CORPO E DÁ TONICIDADE À PELE, SENDO FEITA DUAS VEZES POR SEMANA DURANTE PELO MENOS DOIS MESES, além de ter ótimos efeitos estéticos quando conciliada a outras fatores como, alimentação equilibrada e exercícios físicos.
Um dos grandes perigos da técnica está nas mãos dos que aplicam. Segundo especialistas, uma massagem malfeita pode trazer consequências graves e, em vez de perda de medidas, pode aumentar a cintura ainda mais. No caso de uma massagem linfática, por exemplo, se feita de qualquer jeito, sem respeitar o sentido do sistema linfático, a prática pode inchar o cliente, provocar roxos na pele e transtornos no sistema circulatório. E aquelas manchas que muitas vezes, ficam depois da massagem, não são comuns e típicas de uma boa técnica.
A pressão exagerada, que pode trazer as manchas, pode ter efeito contrário e prejudicar a silhueta, ou causar flacidez, rompimento de microvasos, dor e edema e pior: estimular disseminação de bactérias ou agente agressor em um quadro infeccioso ou inflamatorio. Se a pessoa tem histórico de câncer não deve fazer a drenagem linfática, a menos que tenha a liberação escrita pelo médico, já que pelo movimento da massagem pode ajudar a doença a disseminar pelo organismo. Por isso é preciso ser feita uma ficha de avaliação rigorosa da clínica na clientes antes de começar o procedimento.
De acordo com Fernanda (Oficina Dama Lettieri), ao escolher uma clínica para fazer o tratamento, a cliente deve estar atenta à formação dos profissionais, o histórico da clínica, resultados e indicações.
"O segredo está na técnica das mãos, por isso é importante saber COM QUEM SE FAZ".