"Jornal Estado de Minas - 20 de fevereiro de 2012." - repórter: Glaucia Chaves
Pesquisadores canadenses sustentam que a prática modifica inclusive a função celular dos órgãos. O procedimento também tem efeito semelhante ao dos anti-inflamatórios.
Quem costuma praticar esportes ou mesmo acompanhar competições pela televisão sabe que, depois de lesões causadas por alguma atividade física, a primeira providência é uma massagem no local afetado. O que ainda não se sabia era que a massagem terapêutica não serve apenas para aliviar a dor momentânea: ela pode, de fato, alterar a função celular do músculo - e fazer com que ele se recupere mais rapidamente. De acordo com pesquisadores do Instituto Buck de Pesquisa sobre o Envelhecimento (The Buck Institut for Research on Agint) e da Universidade MacMaster, no Canadá, as compressões e fricções do corpo reduzem as inflamações e promovem o crescimento de novas mitocôndrias no músculo esquelético, estruturas responsáveis por queimar a energia dos alimentos para transformá-la em energia.
Além da "mudança estrutural", a massagem funciona a partir de mecanismos biológicos semelhantes aos de remédios específicos para a dor.
... Mark Tarnopolsky, um dos pesquisadores envolvidos, diz: "Descobrimos que a massagem ativa a mecanotransdução (forças mecãnicas que influenciam o crescimento e a forma de praticamente todos os tecidos e órgãos do corpo), o que potencializa a biogênese mitoconcrial", resume. Frisa ainda que, durante a pesquisa, ele e sua equipe descobriram também que a redução da dor proporcionada pela massagem pode envolver o mesmo mecanismo de drogas anti-inflamatórias convencionais.
´
ALÉM DA ESTÉTICA
Veja alguns efeitos da massagem na saúde:
Relaxamento;
Redução da atividade simpática ( o que promove a vasodilatação)
Aumento da circulação local e sistêmica, o que promove o efeito de cura;
Redução do espasmo muscular;
Melhora na capacidade de extensão do tecido conjuntivo
Equilíbrio geral do sistema nervoso autônomo.
INDICAÇÕES:
Para eliminar toxinas e resíduos oriundos de infecções, inflamações, espasmos musculares e alterações similares;
Para problemas circulatórios - em particular, os que envolvem sistema linfático e veias;
Para normalização de zonas reflexivas, quer sejam áreas de dor referida direta (relacionada a uma disfunção orgânica), quer seja uma mudança tecidual indireta;
Em alterações patológicas específicas, para ajudar a aliviar alguns dos sintomas associadas ao problema.
Então.... Massagem é para todo mundo, tanto masculino quanto feminino (conclusão minha).... E para minhas ex-alunas...mãos à obra queridas....